Dez

14

2015

Notícias do Anima Escola
Anima Escola gera resultados em escola na comunidade dos Prazeres

O sonho da nossa equipe com o projeto Anima Escola é mudar realidades e impactar de forma positiva a educação. E, por isso, ficamos muito felizes com o depoimento da professora Tânia Almeida, da E. M. Juan Antonio Samaranch, localizada na comunidade dos Prazeres, em Santa Teresa. Junto com alunos e os professores Fernando Neder e Cláudia Paixão, ela produziu o filme "Nas areias do Egitocopa”, no Curso de Produção Autônoma para Professores, durante o projeto Anima Escola 2015.


De acordo com  a professora, o Anima Escola foi importante para aprender como levar aos alunos o aprendizado sobre cinema. “Uma linguagem universal e fantástica que abre portas tanto nos relacionamentos dos grupos como no conhecimento de mundo como um todo”. E a Tânia é entusiasta dessa arte, mesmo, já que essa é a terceira vez que participa do Anima Escola.

 

A ideia do filme surgiu depois que os alunos do 6º ano estudaram sobre o Egito. Eles juntaram as maquetes que tinham sido feitas com o tema civilização egípcia, misturada com a camaradagem do povo carioca, que em 2016, irá receber as Olimpíadas. “A Cocadinha veio da venda da água de coco nas praias cariocas e a do Feijãozito do carioca "bronzeado" das praias e da comunidade que nossa escola pertence”, disse.

Conheça o filme.

Tânia contou ainda que os alunos ficaram muito orgulhosos ao ver o filme exibido no cinema, no dia do encerramento do projeto, no Cine Joia. Eles publicaram o filme nas redes sociais da escola, o que ajudou que os alunos fossem reconhecidos pelo trabalho. Hoje eles ajudam outros colegas, em atividades dentro e fora da escola, com vídeos, curtas e reportagens sobre cinema.

Resultados do projeto

 

Os resultados do projeto na sala de aula foram comprovados pela professora. De acordo com ela, foi possível observar impacto na autoestima, no aumento de concentração nos estudos e na qualidade de vida das crianças.

 

Algumas crianças não se interessavam por quase nenhuma das atividades, outros quase saíram da escola. O projeto criou amizades e respeito, trazendo de volta o interesse à escola e a tudo que antes parecia totalmente sem graça. “Pretendo fazer vários curtas para estimular os alunos às descobertas. Estarei este ano na sala de leitura e, nesta função, poderei ajudar a todos de forma bem eficaz e divertida na descoberta do cinema como arte, cultura, leitura e conhecimento de si e do outro”.

 

Canal no Youtube

 

O sucesso do projeto foi tanto que dois alunos da professora Tânia, Iuri e Arthur Silva, criaram um canal no Youtube para falar sobre cinema. “Eles sempre estavam presentes em todos os movimentos de animação propostos por mim, foram se encantando e hoje são os "produtores e diretores oficiais"  dos curtas para suas turmas e para os outros”.

 

No Youtube, além de colocar os vídeos e jogos que produzem, ensinam aos amigos sobre cinema e como criar suas próprias produções.

 

Para finalizar o bate-papo, a Tânia deixou essa importante mensagem: “Espero, sinceramente, que este programa continue por muito tempo e que eu possa, junto com meus colegas, ajudar cada vez mais às crianças em suas descobertas e habilidades dentro e fora da escola”. 

 

 

Categoria: Produção Autônoma
Tags:

IDEIA

Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação

Rua Voluntários da Pátria 259 – sobreloja
Botafogo Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 22270-003 Brasil

Tel./Fax +55 21 2543-8860
              +55 21 2541-7499

escola@animamundi.com.br

Captcha