Mar

21

2014

Notícias do Anima Escola
Professores debatem a produção de animação na escola

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO (Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro) promoveu, na última segunda-feira (17/03), uma mesa intitulada “Fazendo animação na Escola” com a participação de três professoras da rede municipal de educação do Rio de Janeiro.

Amália Araújo, professora do CIEP Presidente Agostinho Neto, Imaculada Marins, professora do Núcleo de Arte Grande Otelo e Tatiana Carvalho, professora do CIEP Leonel de Moura Brizola dividiram com a plateia, formada por alunos da graduação e pós-graduação da UNIRIO, suas experiências com a produção de animação na escola. A mesa teve mediação de Joana Milliet, coordenadora do Anima Escola.

As três professoras participam ativamente do Anima Escola e têm um trabalho continuado com animação em sala de aula. Durante suas falas exibiram alguns filmes realizados com seus alunos. A professora Tatiana contou como passou fazer animação na sua escola depois da formação no Anima Escola: “O curso do Anima Escola proporcionou que eu levasse uma diversidade de atividades para a escola. Tem que ter muito planejamento, estar engajado no projeto político-pedagógico, estabelecer parcerias com outros professores e delegar responsabilidade aos alunos”. A professora Imaculada Marins refletiu sobre a ampliação do repertório cultural dos alunos no trabalho com cinema de animação: “Antes do trabalho prático com a produção de animação eu gosto de mostrar filmes. Eles ampliam o conhecimento da linguagem cinematográfica, que não é muito trabalhado dentro da escola.” A professora Amália mostrou a multiplicidade de temas que podem ser abordados:  “Com a animação dá para fazer um trabalho interdisciplinar, trabalhar música, artes e questões de várias disciplinas. Animação solta a imaginação e a criação dos alunos.”

No debate, a plateia demonstrou grande interesse em saber como produzir animação na escola e participar do Anima Escola. Após a mesa foram exibidos curtas de animação. O evento foi promovido pelo CineCCH, um projeto de extensão Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO. O cineclube organiza, a cada mês, encontros com debates e filmes, entendendo o cinema como linguagem que contribui para a formação dos sujeitos.

Categoria:
Tags: UNIRIO; palestra

IDEIA

Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação

Rua Voluntários da Pátria 259 – sobreloja
Botafogo Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 22270-003 Brasil

Tel./Fax +55 21 2543-8860
              +55 21 2541-7499

escola@animamundi.com.br

Captcha